quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

E OS NOMEADOS SÃO...

* Depois dos Globos de Ouro vem os Òscares.A um mês da cerimònia ja foram anunciados os nomeados para a tão ambicionada estatueta.Tristemente,este ano, nao posso falar sobre as nomecaões com grande conhecimento de causa(que frustracão!) mas mesmo assim...
Serà que este ano Scorsese vai se vingar do vazio que levou hà dois anos com Gangs de Nova York (em 10 nomeacões não levou um ùnico Òscar)?Este ano Scorsese aumentou em uma as nomeacoes para a sua obra O Aviador.Sim, ele è o Golias deste ano, com 11 nomeacoes,entre as quais: melhor filme,melhor realizador,melhor argumento original,melhor actor(Leonardo Di Caprio,finalmente) e melhor actriz secundaria (Cate Blanchett).
Seguem-se no numero de nomeacões (7) The Million Dollar Baby,o novo de Clint Eastwood(mal posso esperar para ver), que relancou Hillary Swank para a primeira linha (està nomeada para melhor actriz,tendo ja vencido esta categoria em 1999 com Boys Dont Cry).O pròprio Eastwood, no seu regresso para tràs das câmaras, foi nomeado para melhor actor; tambem està nomeado como realizador.
Com o mesmo numero de nomeacões temos tambem A Procura da Terra de Nunca que lanca Johnny Depp na corrida para melhor actor, pelo segundo ano consecutivo.
Os outros candidatos a melhor filme são Sideways( do excelente Alexander Payne) e Ray (de Taylor Hackford).
Na categoria de melhor actor, para alem dos ja citados, temos ainda Jamie Foxx (por Ray,e tambem esta nomeado como actor secundario por Colateral) e Don Cheadle(por Hotel Ruanda).Pontos para os actores negros.
Nas actrizes Annette Bening(Being Julia) volta a concorrer apòs American Beauty e Kate Winslet salva O Despertar da Mente, com argumento do talentoso Charlie Kaufman).Na categoria das secundarias:Laura Linney(Kinsey) não deixa os seus crèditos por mãos alheias, e Natalie Portman comprovou com a sua nomeacão que o seu talento precoce nao morreu.


Surpresas,ausências e expectativas: The Incredibles pode vir a destronar Shrek (categoria melhor filme de animacão), apesar deste concorrer com a sequela.O filme da Disney tem a seu favor o facto de tambem concorrer a melhor argumento original e ser uma novidade.Quanto a Shrek, tem tambem uma nomeacão na categoria de melhor cancão: Accidentaly In Love( uma musica que por acaso gosto bastante)!Definitivamente a Academia não para de surpreender.
A categoria de documetario tem se tornado cada vez mais relevante.E se desta vez Michael Moore viu o seu Fharanheit 9/11 ficar de fora. hà dignos sucessores como, por exemplo, Super Size Me ( a nemesis das cadeias de Fast Food) e Tupac: Ressurection, muito aguardado.Mel Gibson so conseguiu com A Paixao de Cristo nomeacões para Fotografia,Caracterizacao e Banda Sonora.Julia Roberts (Closer) e Tom Cruise (Colateral) ficaram mais uma vez de fora.Ah,o star system ja não è o que era...Bem,pelo menos não foram nomeados para os Razzie.
Não dizia eu, no outro dia, que Alexander de Oliver Stone ia parar aos Razzie?Nem mais! Mas quem lidera a nomeacão aos piores filmes è Catwoman ( uma amiga minha, que hà dias tentava me convencer das qualidades deste filme, vai ficar bem triste...).
Enfim,agora resta aguardar um mes, para sabermos quem são os winers and loosers.Atè la...the show must go on.


* Quantos anuncios são feitos às marcas de automoveis por ano?Não faco ideia.Mas quem os faz tem que ser mais e mais inventivo e original, para chamar atencão no meio de tantos.Ultimamente gostei,na televisao, do anuncio da Ford com o estilista Tom Ford.Gostei, mais ainda, do da WW ao Golf,com recurso aos mitos e idolos de outrora (Bruce Lee,Marlyn Monroe,etc).Mas o meu preferido (adevinhem là porquê...) è o da Fiat com o George Clooney.Ja se ve que eu não percebo nada de carros.O que, nessa Praia - em que, cada vez mais, os homens usam os seus carros como instrumentos de seducão,me inclui numa pequena minoria de imunes.


@ Tenho que pedir desculpas pela pontuacão mal colocada e/ou ausente.Tal se deve ao facto de ter usado um teclado inglês.Espero que compreendam.

Sem comentários: