quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Finalmente!

Sim, eu sei.Sópafla já não é o que era.Já nem se pode contar com ele todas as semanas...Mas garanto-vos que tal ausencia é alheia a minha vontade.Se eu pudesse e o meu tempo desse...E exactamente para não desperdiçar tempo,vamos ao que interessa.



* Já lá vai uma semana, mas não possso deixar de comentar o lançamento da nova obra de David Hoffer Almada.Concorridíssima!Altas individualidades,artistas conceituados e simples mortais,como eu.
Achei que foi muito formal para este tipo de evento.Mas Fátima Bettencourt (uma das apresentadoras da obra) e o próprio autor quebraram por vezes,e com naturalidade, essa formalidade.O outro apresentador da noite,Filinto Elísio,recebeu rasgados elogios de Hoffer Almada,devido ao seu erudito e excelente texto de apresentação.

*Ontem voltei ao mesmo espaço da Biblioteca Nacional para assistir ao encontro entre o ministro da cultura e os artistas e gentes da cultura da Praia.Sim,o convite foi para estes mas eu não resisti a comparecer,pois para alem de me interessar muito a cultura do nosso país,nos meus sonhos mais ousados,imagino-me um dia a fazer parte desse panteão.
Não estive até ao fim,mas o que ouvi soube-me a pouco.Basicamente,o que me ficou foi a ideia de que os artistas,principalmente aqueles que não tem um nome conceituado,terão que aliar-se uns aos utros (junta mon,como disse o ministro) ou então estarão condenados a permanecer na mesma triste situação.Ou seja,quem mais precisa de apoios terá que continuar á espera deles.Indifinidamente.Mesmo assim,parece-me que Manuel Veiga é um ministro interessado e preocupado em melhorar a situação actual da cultura no nosso país.E o que ele disse e repetiu não deixa de estar certo: os artistas tem que unir-se e procurar apoios noutros lados que não só o governo.Veja o caso de S.Vicente.


*Aconteceu no lançamento do Vivências de David Hoffer Almada e outra vez,ontem,durante o encontro de artistas.Eles estão por toda a parte e são orgulhosamente ostentados pelos seus donos.Que fique claro que não sou uma fundamentalista anti-telemóvel(também faço uso deles).Mas não consigo deixar de achar uma falta de educação,uma deselegância ,daqueles que em situações como as supracitadas conservam os seus novos melhores amigos ligados e com o som bem alto(tipo:olhem para mim!Eu também tenho um!).
Enfim,o caboverdiano,parece ter importado, juntamente com os aparelhozinhos,todos os maus hábitos e falta de educação que eles costumam suscitar.O crioulo está definitivamente crazy by mobiles!

*Com o 13 de Janeiro( que o MPD teima em colocar sob a sua bandeira) e agora o 20 de Janeiro( com que o PAICV insiste em conotar-se) a campanha definitivamente arrancou.As hostilidades chegaram agora aos júniors que estes dias revesaram-se em críticas mútuas.Pois é,vai ser um longo ano.Só espero que saia daí algum proveito para o povo.


Aplausos: A TCV está visivelmente a esforçar-se.A nível da informação pelo menos,as melhorias já estão á vista.E se,incontestavelmente Rosana Almeida é uma excelente jornalista,por vezes ela exagera na expressividade.Inclusive faz-me confusão os seus sorrisos,mesmo quando as noticias são desagradaveis.E também penso que esteve excessivamente agressiva na entrevista a José Maria Neves.

Vaias:Alexander,de Oliver Stone.Que decepção!Vi-o há dias,está bem que em DVD pirata(lá tive que me render,para estar a par do resto do mundo).Mas o filme é tão desengraçado que nada o salva-nem mesmo o maior dos multiplexs-.Que desastre!A sério que não se podia fazer melhor?E era suposto isso ser nomeado aos oscars?Bem,talvez aos Razzies...


Sem comentários: