quinta-feira, 17 de março de 2005

VIOLÊNCIA CHAMA VIOLÊNCIA

* Praia foi abalada por mais um crime violento.E mais uma vez a questão foi politizada.Como tudo nesta terra.Mais,a questão foi partidirizada( que é um palavrão para dizer que tudo o que de mau se passa nessa terra tem que se atribuir culpas ao partido político que tiver o azar de no momento estar no Governo).Sim,de tudo se faz uma questão política.Morre um cidadão guineense num bairro da capital e sabe-se lá como a culpa é do governo.Não dos delinquentes que polulam por esta cidade, não da polícia mas do Governo.
Também não percebo porque o ocorrido se tornou uma questão racial.Não me parece que o crime perpretado(num dos bairros problemáticos desta cidade)tnha tido motivações xenófobas.A infelicidade de que foi vitima o referido individuo poderia ter acontecido a qualquer um,nas mesmas circunstancias.
Houve exageros de parte a parte.Os manifestantes perderam a razão a partir do momento que tomaram a iniciativa sem comunicá-la á policia(como manda a constituição) .A recção da polícia também me pareceu desmesurada.Gás lacrimogénio?!?Estamos em Jerusalém ou quê?!!
Nos comentários e explicações ao caso,ontem no telejornal,José Maria Neves disse bem o que o seu ministro da administrção interna não conseguiu.
O que eu penso disso tudo é que sim,esta cidade vai se tornando dia a dia mais violenta)quer para os seus cidadãos quer para estrangeiros) mas isso tem contornos mais complexos (aumento desmesurado da população,desemprego,pobreza,toxicodependência,etc) que não permite que o atribuir de culpas se faça com ligeireza e iresponsabilidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

oi mana
gostei muito de ler o teu blog
é muito bom
força continua sempre assim

se precisares de ajuda ou de informações daqui é só pidiris ok

Anónimo disse...

Parabens para este blog. Gostei muito do conteudo.
Aconselharia-te a usar fotos nelas; assim ficaria mais atrativo 'as pessoas.
Forca.

Kamia disse...

Olá Alberto. Obrigada pela força.
Sim, eu sei. o meu calcanhar de Aquiles é a apresentação do meu blog. Não tenho muito jeito para lidar com a parte técnica por isso vou ter mesmo que procurar ajuda para melhorar o aspecto do SoPaFla. Pelo menos já consigo introduzir imagens...
Espreitei o teu site e é muito bom.Uma ponte entre EUA e CV.