sábado, 21 de maio de 2005

QUESTIONÁRIO: As Minhas Respostas

* Por motivos alheios á minha vontade tive que re-editar o presente post, QUESTIONÁRIO: As Minhas Respostas.

Uma colega blogger mandou-me este interessante questionário que anda a circular pelos blogs e que eu respondo agora, com muito prazer.

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

* (Vão me desculpar mas, quero lá saber do Fahrenheit 451!)Bem, nunca tinha pensado em ser um livro. Um personagem talvez... Mas, fazendo de conta, se calhar sofreria de dupla personalidade, porque decididadmente quereria ser o "Vinte poemas de Amor e Uma Canção Desesperada" de Pablo Neruda e - sim! - quereria ser "O Diário de Brigitte Jones" de Helen Fielding.

2. Já alguma vez ficaste apanhadinha por uma personagem de ficção?

* Apanhadina em que sentido?!?? Bem, quando estava a ler Crime e Castigo não parava de pensar no Raskolnikov porque a sua angústia é tão palpável que acabava por me afectar um pouco. Há tantas personagens que me marcaram... Nana (de Zola), Teresa Batista (de Jorge Amado) e mais recentemente uma personagem da obra A Rainha do Sul (de Arturo Perez-Reverte) a que chamam A Mexicana e outra da obra Inferno (de Patricia Melo) chamada Reizinho. E vão me desculpar, mas adoro de paixão o Calvin da tira Calvin e Hobbes!

3. Qual foi o último livro que compraste?

* Um dos últimos que comprei foi o Cem Anos de Solidão mas, tiraram-mo...

4. Qual foi o último livro que leste?

* Acabei agora de re-ler O Código da Vinci e antes tinha lido Eragon de Christopher Paulini( pois, ás vezes não se escap ás modas...)e o já citado A Rainha do Sul de que gostei muito.

5. Que livros estás a ler?

* Como disse acabei (hoje) de re-ler a obra de Dan Brown( também estive a fazer uma leitura diagonal a um dos meus livros favoritos, A Insustentável Leveza do Ser)e ainda não comecei nada...Sugestões?

6. Que cinco livros levarias para uma ilha deserta?

* Ui! Só cinco?!Bem, certamente não levaria O Deus das Moscas (de William Golding) porque ficaria a espreitar por cima do ombro, com medo de ver aparecer criancinhas.Levaria antes o belíssimo O Deus das Pequenas Coisas (da indiana Arundhati Roy); A Ilha Fantástica (de Germano Almeida) porque se passa na minha ilha favorita, Boa Vista; Uma colectânea de poesias de Fernando Pessoa, Pablo Neruda,Florbela Espanca,Sophia de Mello Breyner,Vinicius de Morais e Caetano Veloso(Sim), Garcia Lorca, Eugenio Tavares e Mário Lúcio (se tal existisse); Capitães da Areia (de Jorge Amado); O Mundo de Sofia (de Jostein Gaarder) e... pois, são apenas cinco. Mas eu teria que levar as tiras de Calvin e Hobbes (de Waterson).

7. Três pessoas a quem vais passar este testemunho.

* Tem que ser a bloggers? Se sim, passo ao blogger do www.albatrozberdiano.blogspot.com ,a um amigo um pouco preguiçoso do www.katemtadju.blogspot.com e...não sei a mais quem.

Sem comentários: