segunda-feira, 21 de novembro de 2005

CALENDÁRIO





2ª - 14/11
Ainda na ressaca do furacão Awilo Longomba que, ao que parece, agitou a capital. Awilo pôs um Estádio da Várzea cheísssimo a tirar o pé do chão e literalmente levantou poeira.
Ainda na ressaca da grande e merecida vitória de Tcheka no prémio RFI, Musique du Mond. A palavra é mesmo ressaca, porque a vitória foi festejada com champanhe oferecido pelo ministro da Cultura, com direito a passar pelas camaras da TV. Os exageros, ai os exageros...

3ª - 15/11
Desde que o escritório contratou serviços de transporte privado para os funcionários que deixei de beneficiar daquela viagem matinal no Autocarro 10 - Calabacera/Palmarejo. E dou por mim a sentir falta daquelas viagens recheadas de pequenas coisas que me marcavam, daquelas conversas sem dono, dos episódios insólitos...

4ª 16/11

Eu bem tento poupar o pessoal da TCV mas eles não deixam! Saem-se com cada pérola: 1. Há algum tempo, numa reportagem na ilha do Fogo, Filomena Vera Cruz repetiu três vezes bataria, quando o que queria dizer era bateria. 2. Em entrevista a alguns turistas, a próposito da ligação por ferry boat entre Santo Antão e S. Vicente, Eduíno Santos sai-se com esta: do you talk English? Se eu fosse o turista responderia: no, but i speak English. Do you mind? 3. Por fim, Fatinha Almeida - a apresentadora do CV Trash...oops! Digo, CV Fashion - passou a semana inteira a repetir o mesmo erro, por conta de um anúncio ao filme Shakespeare In Love. Na pronúncia de Fatinha o nome do bardo soava assim: Sheicaspire (ler como está escrito). Como dizia certa personagem de Teixeira de Sousa: Djiza Craise (Jesus Christ)!


5ª 17/11
A saga das medalhas prossegue. José Maria Neves e Pedro Pires continuam a competir pela medalha do Maior Medalhador de Cabo Verde e agora começaram a distribuição na diáspora (JMN na Europa e PP em Angola). Eu cá por mim penso que já é tempo de homenagearem e medalharem devidamente o fabricante e/ou fornecedor das medalhas. O sujeito não deve estar a ter descanso para dar conta de tanta encomenda... Os exageros, ai os exageros...

6ª 18/11
No A Semana, José Leite reage ás vozes descontentes com o último nº do seu programa radiofónico, Noite Ilustrada, durante o qual os ouvintes ligaram para dizer em quem tencionam votar nas próximas legislativas. 128 telefonaram para dizer que vão votar no PAICV e apenas 37 dos que vão votar MpD ligaram. Não satisfeito com este resultado, o MpD parece que já ameaçou o jornalista com Tribunal e suspira pela volta ao poder para recomeçar a censura, que foi uma marca particular dos seus dois governos. Paxenxa!
Também no A Semana, a execelente reportagem O Céu é o Limite de Teresa Sofia Fortes, sobre o momento de glória que vive a nossa música e os nossos músicos. Parabéns!

Sábado 19/11
O pequeno concerto do adolescente Djodji no Tabanka Mar foi uma agradável surpresa. Não fui para ouvi-lo e, sinceramente, esperava mais do mesmo (aqueles zouk love caramelizados, com umas letrinhas sem nenhum conteúdo que se aproveite). Mas Djodji apresentou o seu novo repertório, composto de músicas com clara influência da MPB e de R& B (a lembrar o britânico Craig David) mas com o ritimo caboverdiano bem demarcado. O público gostou porque foi bom. A Djodji só falta um bocadinho mais de maturidade interpretativa e autenticidade na postura em palco.

Domingo 20/11
Resolvi dar uma de Chef e apostar na mistura de sabores. Casei o nosso xerém com a moqueca de peixe bahiana. Exótico demais? Eu gostei. E lá em casa ninguem se queixou e não sobrou migalha.

Sem comentários: