quarta-feira, 2 de novembro de 2005

EUREKA!

Depois de muito procurar, e já a desanimar, consegui! Consegui ter acesso (não me perguntem como) ao discurso com que, há alguns dias, o representante do PSD nos brindou na televisão oficial de Cabo Verde. Vou ignorar as advertênicas que me fizeram (e então?!Não estou a inventar nada,estou apenas a transcrever! Vão me processar por isso?!?) e transcrever aqui, na íntegra e sem correções, o discurso proferido na Quarta Feira, 26 de Outubro, para lançar a pré-campanha do PSD(Partido Social Democrático) - não confundir com o PSD de Portugal, com o qual, até onde eu sei, não tem quaisquer ligações! - ás legislativas de Janeiro:

" Povo de Cabo Verde! Senhores jornalistas!
Covocamos a imprensa para comunicar ao povo de Cabo Verde que findou a noite e raiou a madrugada.Para dizer aos jornalistas de Cabo Verde que terminou o cativeiro da imprensa em Cabo Verde.Para dizer aos velhos e pedintes das portas dos mercados que chegou a hora de terem uma nova vida. Para dizer ás crianças de rua que é momento de voltar para o novo lar que sempre sonharam.
Convocamos a imprensa para dizer ao povo das ilhas que entramos numa guerra de titans, mas que fé em Deus nosso criador o povo vai sair ileso sob a protecção do Partido Social Democrático, abençoado pela divindade divina.
Estamos cá neste momento tão importante da vida nacional, para dizer ao povo de Cabo Verde que aceitei a honra de ser coordenador nacional do PSD, porque realmente escutei o meu interior e senti que a miséria espiritual e material bateu as portas dos homemns e que é preciso redimir-se e conquistar novamente a confiança do criador, pois é momento de uma nova viragem, contrariamente á proposta de muitos pela mudança entre aspas que não nos tem levado á parte nehuma.
Nós não precisamos de mudar as caras, nós precisamos mudar o interior, as atitudes, o pensamento egocêntrico do Homem ambicionado pelo poder, o Homem cego, que conduz o povo ao abismo e á morte.
Nós queremos sim mudar a ganância dos homens políticos que para chagarem ao poder pisam sobre tudo e todos, não conhecem velhos, não conhecem crianças, não conhecem mãe nem pai,nem filhos nem irmãos e, são capazes de vender a própia alma para chegar ao poder do mundo.
Eu pessoalmente estou cá para demostrar a diferença de um homem que é dotado de sabedoria superior, e de uma verdade espiritual,e, nécios cegos pelo poder, pois, este homem não apenas mais forte que 10 homens e nem apenas mais forte que 10.000 homens, mas sim é mais forte que todos os homens que não a têm, sobressaindo entre eles um poder realmente etéreo e angélico, como que possuísse uma espada do própio arsenal do céu, a que nenhum escudo e nenhuma torre de bronze poderá, afinal, resistir.
Queremos dizer ás vítimas de acidentes rodoviários,ás vítimas de acidentes de trabalho e aos incapacitados por qualquer motivo que Cabo Verde vai ser outro com o PSD no poder, porque virão o aumento das suas pensões que até hoje nem tem dado para comprar uma lata de leite, que mudaremos essa lei infâmea, para que tenham o direito de pelo menos ter um subsídio que lhes são minimamente satisfatório para um pão de cada dia.
Queremos dizer ao povo amendrontado de andar na rua com um telemóvel nas mãos a tranquilidade sonhada já chegou com o PSD no poder, pois proporcionaremos mais segurança, mais estabilidade para que possa circular nas ruas das cidades em paz e os estrangeiros seguros que regressar aos hoteis com as suas carteiras.
Estamos cá para garantir a todos os sem tetos de Cabo Verde e inquilinos sem hipótese de pagar uma renda de casa, que chegou o tempo que todos os cabo-verdianos terão uma parcela de terreno, gratuíto para construirem um quarto de casa para eles e seus filhos.
Viemos cá para dizer ao povo sem trabalho que nós vamos proporcionar mecanismos para que todos possam trabalhar e desenvolver os seus talentos a fim de poderem viver com dignidade como todo o cidadão livre.
Não podemos dizer a pai ou a uma mãe cabo-verdiana que ele ou ela é livre quando chega a noite e não tem nada para dar aos filhos, todos sentados á volta da cama chorando fome, não poderemos dizer a um pai ou mãe que é livre quando não tem trabalho para pagar propina dos filhos na escola, não podemos dizer a uma mãe cabo-verdiana que é livre quando nem comprar uma lata de água porque lhe falta 20$ para a comprar, pois não tem alternativa para adquirir esse dinheiro.
Quero dizer ao povo de Cabo Verde, Cabo Verde e o mundo têm mostrado que precisam de um novo líder. O nosso país e o mundo têm demostrado que precisam mais do que um líder de partidos políticos, algo de mais valia, sem descartar a possibilidade de concorrer as eleições, porque na Democracia, a regra nº um é ser credenciado pelo povo.
Porque não podemos dizer que um líder de um partido político só porque ganhou ou não as eleições já é líder de Cabo Verde. E é isso que os sociais democratas propõe ao povo de Cabo Verde, um líder Nacional, pelos seus valores e caracteres. Porque para ser líder é preciso ter um espírito de liderança,e, um espírito de liderança não se compra, com camisolas, bonés,calcinhas e cartazes, mas sim conquista-se.
Cabo Verde precisa de um líder humilde, manso e de paz, mas não só, precisa de um líder de trabalho, honesto, de um coração sincero e amigo de todos. Um líder que na altura de campanha vai ter com o povo, mas depois de ganhar as eleições tambem volta de novo a ir ter com o mesmo povo que o elegeu a fim de cumprir as promessas.
Que as visitas ao povo não sejam somente para receber o que é do povo, isto é, a soberania de governar, mas também para dar de volta o que pertence ao povo, o DIREITO DE VIVER.
Os governos que nos antecedem sabem somente pedir mas ainda não aprenderam a dar pois não sabem o que é amar. Cabo Verde pracisa de um líder sem repugnância nem complexo de competência de cada um.
Um líder que ama e respeita seus adversários de pensamento, dado que desde o principio foi criado dois caminhos por quem que é Caminho. Mas respeitar os pensamentos dos outros não significa pactuar com a maldade, com vicissitudes, com abuso de poder, com corrupção e desprezo da inteligêmcioa popular.
Com a atribuição do livre arbitrio ao homem, ficou provado a primeira a mais pura e a única democracia da Existência e jamais existirá igual e só estará capaz de governar de verdade aquele que teme a Deus lealmente e não da boca para fora como muitos têm usado o Santo Nome de Deus em vão.
Chega de discórdia, chega de cobiça, - chega de arrogância e de inveja para com os nossos irmãos.
Se a Europa procura unir-se cada dia que passa, para mais benefício dos seus povos, porquê que nós grãos de areia levados ao vento, também não uniremos em torno de um nacionalismo forte, claro que não doentia, que nos leva á cegueira, para um futuro melhor dos nosso filhos.
É preciso colocarmos o objectivo nuclear que é um pão de cada dia para cada casa de familia, a melhoria das condições do nosso povo em primeiro lugar, mas não somente na vida material, mas criar condições outras, para que em consciência os cidadãos possam amar e adorar a Deus sobre todas as coisas visíveis e invisíveis, e amar os nosso semelhantes, porque não existe a vida de uma outra maneira.
Já é tempo de deixarmos de viver só de pedir aos outros, porque, se tem para nos dar é porque trabalharam. É preciso produzir. E para que haja produção é necessário trabalho. Produzir para suportar o consumo nacional e dentro do possivel exportar para fora do país.
Se nós comsumimos até produtos de reciclagens de lixos dos outros, não seremos capazes de pelo menos produzir riquezas para o sustento dos nossos filhos?
O nosso problema é sempre o mesmo, continua sendo - Cabo Verde é pobre não temos nada.
Que mentira mais descarada!
Não temos nada e vivemos de ajudas, tudo bem - mas os melhores carros é aqui que os encontramos; boates repletos todas as semanas sem lugare de colocar os pés; prédios e prédios todos os dias a erguerem-se, etc... Membros do Governo mesmo depois de deixarem os cargos, continuam sendo os mais ricos e podres de dinheiro, os partidos políticos, mesmo depois de perderem as eleições ostentam riquezas para qualquer tipo de campanha, mas somente político, porque para apoiarem na educação cívica, só para citar um exemplo já não há dinheiro. E perguntamos com que dinheiro?
Porque não apostar nas riquezas do nosso MAR?Toda gente sabe que é possível produzir riqueza com tudo o que o mar nos oferece. É preciso haver fábricas, indústrias e outras formas de produção, para que haja mais postos de trabalhos e aumento de riquezas.
É preciso apostar na qualidade, na espécie perfeita e no aumennto de produção.
Temos experiências suficientes a essa respeito. Somos tradicionalmente um povo emigrante, isto é, existem conhecimentos acumulados sobre como fazer mais e melhor.
Quem disse que a criação de gado organizado em Cabo Verde não fornece riquezas? SOCOFIL em Santa Cruz foi um exemplo vivo e Ribeira de Vinha em termos agrículas através de regas gota a gota, etc..., não fica atrás.
O nosso problema é que vêm os estrangeiros ensinam-nos, mostram-nos como se faz e, tudo fica a funcionar sem problemas. Basta regressarem aos seus paises, já nada funciona, o que se produzia já não se é mais capaz de fazer e tudo volta á estaca zero, com todos os prejuizos adjacentes.
A Sagrada Divindade envergonha-se dos Governantes desta terra e muitos do mundo.
É preciso deixarmos de ser parasitas para que os nossos filhos não venham a ser a mesma coisa que nós. Tudo constrói-se com trabalho. O trabalho criou o homem, é um bem necessário e um direito dos humanos.Tornou-se já hábito pensar que dar trabalho a alguem é um favor. Tudo isso por causa da nossa maldade e crueldade e do nosso egoísmo.
É preciso crescermos no espírito para depois sentirmos grandes, porque a grandeza somente material é perecivel,acaba juntamente com o desaparecimento físico do homem, mas a riqueza espiritual, isto é, em, amarmos os nossos próximos, sentirmos os seus problemas e os ajudarmos a resolve-los é de extrema importância.
Lógicamente que o homem precisa de um bom amigo, pois todos nós precisamos de ajuda, mas é preciso valorizar as ajudas que recebemos.
Mas para sermos francos o hábito de pedir dos cabo-verdianos tornou-se um vício crónico, é preciso banirmos essa epidemia mortífera.
Mas mais triste ainda é quando pedem, se lhe dão e, não se dá valor posteriormente.É só vermos tantas infra-estruturas construídas com as ajudas de fora que estão todas estragadas, sujas, deterioradas e abandonadas e, tudo isso dói para quem vê riquezas desperdiçadas e deitadas fora.
É preciso mais consciência, mais humildade, mais trabalho, mais confiança em nós próprios e acima de tudo mais responsabilidade.
Para o bem de Cabo Verde e do mundo
.
"

Escuso-me de fazer comentários. Mas a quem ler, be my guest...

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto parece-me material digno dos rapazes do Gato Fedorento ou do Sr. Craysson do Casseta e Planeta !
Nós por cá também temos partidos e políticos que mais paracem saídos de um skecth de humor.

Força,bom trabalho.

ELCAlmeida disse...

Um belíssimo discurso.
Acho que as prédicas da antiga União Nacional lidas por AOS não seriam tão claras.
Se não se põem a pau ainda o senhor Le Pen vai vos roubar esse coordenador.
Não será que tem uma costela de AJJ da ilha da Madeira????
Cumprimentos
Eugénio Almeida