quinta-feira, 3 de novembro de 2005

O CINEMA ESTÁ A MORRER?



Estou triste e preocupada com as notícias que dão conta de que cada vez menor número de pessoas que se deslocam ao cinema para ver filmes. A crise das billheteiras persiste e afecta não apenas os Estados Unidos mas o mundo inteiro.
Cada vez mais pessoas dispensam o ritual da ida ao cinema e preferem ver os filmes em casa, através do DVD. A febre da "pirataria" se alastrou e ganhou contornos de indústria. Aliada ao encurtamento do espaço de tempo entre a estreia de um filme e o seu lançamento em DVD, este fenómeno pode , a mais curto prazo do que imaginamos, ditar uma revolução na esfera da distribuição cinematográfica. Já há quem diga que, não tarda nada, a maioria dos filmes sairá directamente em DVD e só alguns irão primeiro para as salas de cinema.
Isto é terrivel!Não tenho nada contra as pessoas verem os filmes em suas casas - principalmente se não têm alternativa (como é o caso, aqui em CV)- mas penso que o verdadeiro cinéfilo nunca trocará o escurinho do cinema pela poltrona lá de casa.Há filmes que se podem ver perfeitamente no pequeno ecrã (sei lá,tipo Mr. e Mrs. Smith)e outros que perderiam muito do seu encanto sem o tamanho, som, e qualidade de imagem adequado (a trilogia Lord of The Rings,A Vila ou Psico- só para citar alguns exemplos- vistos no pequeno ecrã definitivamente não são a mesma coisa do que na telona). O pior é que a maioria das pessoas não está a comprar DVD´s oficiais. Compram os piratas ou descarregam os filmes da internet, ficando com produtos de parca qualidade onde se vêm cabeças de pessoas, ouvem-se risos e palmas e a imagem e o som do filme deixam muito a desejar.Isso é para aqueles que apenas se importam com a estória do filme e ignoram toda a estética do mesmo.Acredito que os verdadeiros cinéfilos vão continuar a preferir ir ao cinema.
Há um detalhe que me deixa ainda mais triste nisto tudo: se os outros países que têm salas e distribuidoras como devem ser caminham para um futuro onde a continuidade destes põem-se em causa...então e Cabo Verde? Nós ainda nem chegamos lá e já vamos ficar sem?!? Ou seja, as nossas salas de cinema ainda não tem as condições ideais,os poucos filmes que as distribuidoras (?) trazem raramente são de qualidade...eu tinha esperanças de que as coisas, mais tarde ou mais cedo, fossem evoluir. Mas afinal...parece que antes de chegarmos lá tudo estará acabado.
Deus queira que o cenário não seja assim tão negro. Que esta crise seja passageira e em breve as coisas voltem ao normal.Se não - como dizem os angolanos - tá-se male.

Sem comentários: