terça-feira, 27 de dezembro de 2005

PUB made in CV

Publicidade de natal dos TACV(Transportes Áereos de Cabo Verde) para imprensa.

É um facto: a publicidade criada em Cabo Verde evolui positivamente a cada dia. Na televisão, nas rádios, imprensa e pelos outdoors espalhados pelo país, essa melhoria está bem patente. Demorou mas, parece que finalmente a publicidade em Cabo Verde deixou de ser encarada como luxo supérfluo, a que só muito poucos aderiam e que infelizmente tinham que recorrer a profissionais não especializados (soube que já ouve até casos de grandes empresas que entregavam toda a liberdade criativa - toda mesmo ! - ao camaraman da televisão encarregado de filmar o spot publicitário). O que resultava em publicidades mal feitas, campanhas mal lançadas e, claro, que pouco retorno traziam ao anunciante.
Mas, felizmente, o progresso que se registra em Cabo Verde chegou também ao mundo da publicidade. Por fim as empresas, serviços, etc., descobriram o poder da publicidade e finalmente dispõe de pessoas capacitadas para o trabalho.
Claro que continua a existir muita coisa mal feita e a originalidade continua a não abundar (o que é grave pois é o cerne da arte publicitária). Mas já se vê muita coisa boa feita aqui nas ilhas.

Os meios onde se notam mais as melhorias são a imprensa e televisão. A publicidade radiofónica continua a soar toda igual, tentando ter graça mas descambando no ridículo. Eu acho. Desconfio que isso se deve ao facto de que muitos, julgam que a publicidade radiofónica é mais fácil e que qualquer um pode rabiscar um texto “publicitário”. Texto esse que o apresentador de serviço (ou o "actor" contratado) trata de debitar tentando quase sempre ter muita piada e onde o mais importante (o produto a publicitar) acaba por ficar em segundo plano.
Na televisão também ainda subsiste um pouco esta "modalidade". Mas ,graças a Deus, já menos frequente. Vai se ganhando bom gosto. As grandes empresas já apostam em anúncios visualmente atraentes, graficamente bem cuidados, com bons textos e originais q.b.

Onde penso que a publicidade made in CV está melhor é na imprensa. Tenho visto bons anúncios em revistas e jornais. Na sua maioria, são as grandes empresas, com mais recursos, que recorrem a especialistas. Ultimamente achei bem feitas as da CVTelecom que vi nas página do A Semana (aquela última para a televisão com os balões também não está mal) e achei gira a dos TACV, onde se advinha o Pai Natal refastelado num assento de um dos seus aviões. Contudo, já não vi aquilo em algum lugar? Não sei, talvez seja só impressão minha. Ah! As da Sita (tintas) para o natal também estão muito boas (tanto o televisivo, como o para imprensa).
Os outdoors são um caso a parte. Pululam por aí mas a qualidade não abunda. É dificel encontrar um que seja suficientemente chamativo e original. Refiro-me, é claro, aos que trazem publicidade nacional. Não aos da Coca –Cola, SuperBock, Compal e companhia lda, que vieram dar outro colorido ás nossas avenidas e oferecer-nos mais de perto as marcas estrangeiras.

Bem, agora a coisa só pode melhorar. É deixar trabalhar as pessoas certas, formadas na área, gente jovem com ideias inovadoras e principalmente aproveitar o que é nosso, a nossa história, as nossas referencias, a nossa cultura. Só assim teremos publicidade cabo-verdiana genuína e original.

Sem comentários: