terça-feira, 28 de março de 2006

"BODJURAS"


Ontem foi dia da mulher cabo-verdiana e eu nem tive tempo de vir cá deixar uma mensagem ou algo assim. Estive o dia inteiro em reunião (é show nhas gent! mas show ainda se eu disser que foram reuniões faladas em inglês,eh eh)). Mas não faz mal. Afinal as datas são o que são. Não é só no dia 27 que se deve parabenizar a mulher cabo-verdiana pelas suas conquistas, lembrar a sua luta diária e solidarizar-se com elas (connosco). Espero sinceramente que a mobilização que se tem assistido nos últimos tempos, principlamente no que toca á luta contra a violência doméstica, continue para além deste mês da mulher. E espero também que se começe a falar e tomar medidas contra outros tipos de violência que atingem a mulher cabo-verdiana. Por exemplo, o assédio sexual no trabalho e nas escolas é tema tabu aqui em Cabo Verde, mas penso que já é hora de se lutar contra essa violência também.
Outra coisa é a valorização da mulher. A mulher cabo-verdiana precisa de se valorizar mais. Principalmente as camadas mais jovens, as novas gerações, precisam de se dar mais valor, de se preservar e evitar a promiscuídade, tanto física como intelectual.
Os meus parabéns á TCV pela reportagem sobre a violência doméstica. Pela primeira vez a TCV falou do que (não) acontece aos agressores e de como a inércia da polícia e dos tribunais em defesa das mulheres espancadas acaba por reverter-se contra elas, quando depois resolvem fazer justiça pelas próprias mãos e acabam presas.
* Imagem retirada daqui.

Sem comentários: