quinta-feira, 30 de março de 2006

Meeting Points

A Praia tem pontos de encontro interessantes, isso tem.
Mudei, há alguns dias, o horário da minha caminhada diária, do fim da tarde para o comecinho da manhã (cerca das 5h30). Fiquei surpreendida com a quantidade de gente que todos os dias se dedicam a esse ritual e se cruzam no nosso mini-calçadão, na Avenida Marginal. Solitários ou grupos, jovens e principalmente gente mais velha (!), anónimos e figuras públicas,homens e mulheres, crianças e até cães...é toda uma tribo urbana que se encontra, caminhando pelas avenidas da cidade, na escuridão da madrugada, qual mortos-vivos (mas não em velocidade :) ). E depois, há o privilégio de todos os dias ver o sol emergir do mar para se postar atrás do Djeu. Um dia que começa assim vale bem a pena.
Aqui na Praia, existem cerca de meia dúzia de boutiques chiques que oferecem roupas de marca e modelos exclusivos. Mas, ultimamente, há uma boutique que tem conquistado uma clientela assídua e desviado as madames da capital das ditas boutiques de nivel. Estou a falar da famosa Boutique "Mon na Tchom" (mão no chão) - que é como quem diz o . Para quem não sabe, é a roupa trazida da América em bidões, geralmente roupas de marcas prestigiadas, que é vendida na rua, expostas em montes, no chão. Tipo feira da ladra mas vendendo roupas, não necessariamente usadas, em vez de objectos, e por preços baratíssimos.
Ora, a Boutique Mon na Tchom é frequentada tanto por quem tem uma carteira mais pobrezita como pelas senhoras e senhoritas ditas chiques ou copo leti. É ve-las em atropelo escolhendo calças da Gap a 200 escudos e tops Guess e DKNY a 150 escudos.
Lá nos encontramos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Kamia!
Passeios a beira mar... soa lindamente, nao fora o facto de serem tao cedo... sou tao preguicosa! acho que nunca conseguiria levantar-me mais cedo que o costume de livre vontade, nem que fosse para passear...
Bargains... estamos sempre prontas para isso1
Bjico!

pura eu disse...

Kamia, não é que o Ya tem adquirido uma clientela VIP! De uns tempos para cá tenho notado isso :)
Nunca te vi por lá. Gostei do teu artigo no jornal Horizonte.

Kamia disse...

Obrigada por passarem por cá, meninas!

Rosário,para mim também não tem sido propriamente fácil levantar-me cedo. Ainda por cima tenho dormido tarde! Mas daqui a algum tempo já me habituo e nem me vai custar.

Margarida, eu só agora tenho descobrido os encantos do Yá! Mas hás de me ver lá um dia destes porque já virei cliente :)

Obrigada pela tua simpatia.

Anónimo disse...

ola kamia.
eu Tb costumo fazer essas caminhadas a beira mar mas não costumo me cruzar contigo, se calhar por não ir tão cedo.
só agora descobriste as maravilhas do Ya? descobre-se roupas optimas «naquele sítio» como diz uma amiga minha. não tens escrito muito sobre cinema no teu blog ultimamente. porque? justamente agora que o cinema da praia tem presenteado os nossos adolescentes com umas sessões bem do agrado deles?

Kamia disse...

Olá kara. Pelo teu comentário fiquei a pensar se nos conhecemos...
Não tenho escrito sobre cinema no blog porque tenho escrito noutros sitios. Normalmente escrevo sobre os filmes num caderninho mas nem sempre me resolvo a passar para o blog.E agora tb ando a rabiscar no jornal, como poderás ter percebido pelo comment da Margarida.

Pois, os filmes do Cinema da Praia estão mesmo mais para um público adolescente.Eu ainda estou a pensar se vou ver o Crime do Padre Amaro. será que vale a pena?

Bem,talvez ainda passe para cá os meus comentários aos filmes que referi ter visto este fds, no post aí em cima.

Obrigada pela visita e volte sempre.

Anónimo disse...

Olá Kamia!!!

Fui passar férias em Cabo Verde no verão de 2004, e acredita que fiquei convencido de que não havia muitas actividades culturais e de lazer alternativas às saídas nocturnas e a borracheiras.
Ultimamente, lendo os "teus posts" neste blog, convenci-me de que afinal alternativas há e que não as consegui ver simplesmente por não ter estado nos sítios certos e acompanhado por pessoas certas :)

Se pudesses reproduzir as tuas crónicas publicadas no jornal horizonte, eu e os restantes leitores que não se encontram em Cabo Verde agradecíamos.

Não nos prives dos teus comentários sobre cinema. Afinal temos os mesmos direitos que o teu caderninho :). Eu gostei do filme ”O crime do Padre Amado”… É temperado com argumentos à Hollywood, mas… talvez não te vais arrepender.

Um beijo e continua… porque eu quero ler… e agrada-me muito ler os teus posts.

Kamia disse...

Olá Domingos, seja bem-vindo e obrigada pelo interesse.

Bem, eu não me tinha dado conta que o So Pa Fla era um "portal" de informação de eventos culturais :)
Vai ao Lantuna ou aos Momentos (os links estão lá em baixo pq este template desconfigurou e nunca mais consegui arranja-lo)e então sim, vais saber tudo o que se passa nivel de teatro, exposições, lançamento de livros, etc.


Pois é, Cabo Verde é conhecido pela sua "sabura", as noitadas nas discos e pubs que são muito boas sim, mas também de vez em quando aparcem outras coisas para aproveitar. Acontece muito, pessoas virem cá e depois ficarem decepcionadas por não acontrarem actvidades por aí alem. Mas a maior parte das vezes trata-se mesmo de não ir "aos sitios certos e acompanhado de pessoas certas" :)
Se bem que no verão, na Praia, não acontece muita coisa para além de noitadas e festas temáticas.

Espero que da próxima vez que cá voltares aproveites melhor.
Quanto á tua sugestão de publicar aqui os textos do jornal...vou ver,é que são textos longos. Talvez uma parte...