quarta-feira, 17 de maio de 2006

Cultura CV

A cultura é agora a menina dos olhos da TCV. Recentemente, estrearam três programas onde a cultura cabo-verdiana é destaque: Casa da Cultura (N' ta mora li!), Nha Terra, Nha Cretcheu e agora Finason di Kumbersu. Têm cada um a sua abordagem e formatos diferentes mas coincidem na vontade de trazer a nossa cultura para o primeiro plano, dar a conhecer aquilo que se tem feito, dar voz aos artistas, e mostrar um pouco aquilo de que é feito o nosso país e as nossas gentes.
No entanto, junto a minha voz ao colega blogger do Son di Santiagu, na esperança de que estes programas consigam ir mais além. Mais além do que se faz na Praia e no Mindelo, mais além das pessoas que habitualmente dão a cara neste tipo de programas. Há mais, muito mais para mostrar. Mais lugares, mais talentos, mais expressões culturais por descobrir.
De qualquer maneira gosto dos três programas. Casa da Cultura melhorou muito, a nível técnico. Nha Terra, Nha Cretcheu têm cenários lindíssimos e Alveno Figueiredo e Silva é um bom entrevistador. Finason di Kumbersu só precisa de um pouco mais de ritimo.

Por falar em Son di Santiagu...Obrigada.(embora esse olho, não seja meu. Queria trocá-lo por este que é o meu, mas não sei fazê-lo).

3 comentários:

M.J.Marmelo disse...

A propósito: passou ontem no canal :2 da RTP uma entrevista fantástica da Sara Tavares. Deviam exigir a transmissão na TCV, tal a serenidade com que ela falou da cultura de Cabo verde e das suas raízes cabo-verdianas, do multiculturalismo, da miscigenação das culturas.

Kamia disse...

Jorge, eu adoraria ver a entrevista à Sara Tavares.Mas duvido que tal exigência fosse atendida...principalmente por ser uma exigência.

M.J.Marmelo disse...

Experimenta pedir com jeitinho... (risos)