quinta-feira, 4 de maio de 2006

Djarfogo II: as fotos

Este belo painel encontra-se numa praça de São Filipe e representa os momentos e tradições da festa do padroeiro: o colá (com os batucadores e as coladeiras), o pilon (em que se prepera o milho para os deliciosos djagarcida e xerém) e que envolve também cantos e danças), as corridas de cavalos, a procissão, os bailes...Infelizmente só fotografei o lado do painel que fica numa ruazinha apertada e por isso não consegui um bom enquadramento. Quando ia fotografar a parte maior , do lado da praça, fiquei sem bateria (triste...).

A procissão é um dos momentos altos das festas. A imagem de Nhô San Filipe (ao centro) percorre as ruas da cidade, passando pelos sobrados, acompanhada por populares e padres. Alguns figurões também desfilaram debaixo do sol escaldante ou protegidos por guarda-sóis.


A procissão é acompanhada tanto pelos adultos como por jovens. A seguir é a missa, que antes era realizada na Igreja Matriz (há anos em obras...).


Cavaleiros a caminho da corrida das argolinhas, seguidos de perto por crianças. A corrida das argolinhas é diferente da outra, em que os cavalos competem através da velocidade. A primeira realiza-se no centro da cidade e a segunda num descampado.


* Infelizmente perdi várias das fotos que tirei na viagem, e também não me lembrei de carregar as pilhas. Por isso, estas são as únicas com o mínimo de condições para serem postadas. As fotos do pantagruélico almoço na Casa da Bandeira, das festas e concertos não vão ser postadas, claro. Porquê? Eu estou nelas, e já sabem da minha "fobia" a ser figura publica (eh eh eh).

Clique nas fotos para vê-las maiores.

Sem comentários: