quarta-feira, 31 de maio de 2006

OVNI (3)

O OVNI de hoje tem assinatura CV, isto é, é um ovni cabo-verdiano. Falo do disco Trás di Son de Djinho Barbosa, lançado no mês de Março.
Eu já tinha aqui falado da música Um BatuKu Xatiadu Si, no tópico "Gosto Também De...", que é a minha favorita, mas não resisto a voltar a esta obra pela qual estou encantada. Tenho inclusive incentivado as pessoas a ouvi-lo e as opiniões que me chegaram são unânimes: estamos perante um trabalho de grande qualidade, a todos os níveis.
Trás di Son é sim um ovni, pela sua refrescante originalidade, pela singularidade dos seus sons, pela poesia genuína das letras, pelos títulos inspirados...
É um ovni porque é primeira vez (se não estou em erro) que um disco de música cabo-verdiana reúne um tão grande número de artistas, entre músicos consagrados e suprendentes talentos-revelação: Princesito, Paulino Vieira, Kim Alves, Nhelas Spencer, Albertino, Annie, Chando Graciosa, Bino, Mário Lúcio e Kaká Barbosa são apenas alguns dos cerca de 35 nomes que participaram ao lado de Djinho Barbosa na criação deste tesouro da música caboverdiana.
Trás di Son tem batuku, morna, coladera, mazurka e tantos outros sons. E todos eles soam a algo de novo, a uma viragem cuja necessidade já se fazia sentir no panorama musical cabo-verdiano. Como se Djinho tivesse encarado como uma missão o desejo expresso por Abílio Duarte (homenageado no belíssimo tema Um Zibiu pa Abílio Duarte) em certa ocasião:"precisamos de um fluído novo na música cabo-verdiana".
Bem, Djinho pode orgulhar-se porque, com Trás di Son, trouxe realmente um fluído novo aos sons de Cabo Verde.
Mais e melhor já foi dito sobre Trás di Son e Djinho Barbosa. Aqui, por exemplo.

3 comentários:

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»