quarta-feira, 14 de junho de 2006

Gosto Também De... (18)



De desenhar. E dantes era capaz de roubar umas horas do meu tempo para dedicar-me a este prazeroso hobbie.

Era todo um ritual. Primeiro esvaziava o mais possível a mesa onde ia instalar-me para desenhar. Depois distribuía o material pelo espaço: de um lado, a resma de papel branquinho, a estalar de novo; de outro, os lápis de carvão (eram pelo menos dois: um com a ponta afiadinha e outro com a ponta grossa, para os diferentes tipos de traços); tinha que haver também borracha, lápis de cor (caso optasse por desenhar a cores), régua (para um ou outro traço geométrico). Por fim, lápis encostado ao queixo, uns minutos a buscar inspiração e então, lançava-me à tarefa. Podia ficar horas naquilo, esquecida do mundo, leve, leve...

Acho que tenho algum jeito,mas isso é o que menos importa, já que desenho por prazer e guardo-os para mim. Sou melhor nos retratos, mas faço vários tipos de desenho, alguns até abstractos.

Infelizmente, agora é muito raramente que abdico de uma qualquer outra coisa que esteja a fazer para me dedicar a este ritual. A última vez que me sentei para desenhar foi quando fiz um retrato da minha mãe, para oferecer-lhe no Dia da Mãe. Parece-me que ela gostou.

Sem comentários: