quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Cultos

Há cerca de duas semanas, convidaram-me para um culto na igreja do Nazareno. Quando eu era criança e adolescente fui a alguns cultos e saia de lá sempre satisfeita. Gostava da alegria que reinava nessas missas, com muita música, músicas alegres, com palmas até. As pessoas pareciam todas simpáticas e muito contentes de lá estarem, as palavras do pastor eram de ânimo, até pequenos jogos e declamação de poemas havia.
De lá para cá muita coisa parece ter mudado na igreja do Nazareno. Para já, é agora uma igreja que faz uso das novas tecnologias: durante o culto, um computador ligado a um projector permitia à assembleia ver, numa tela fixada a uma das paredes, as letras das músicas, pequenos trechos bíblicos e montagens de texto e imagem.
Há um coro com nítidas influências do gospel afro-americano, que também canta músicas brasileiras. Aliás, a missa parece-se agora muito com certos cultos brasileiros havendo mesmo quem, durante as intervenções do pastor, brade uns "amen Jesus!" ou "aleluia senhor!" com sotaque brasileiro.
Bem, continua um culto alegre e as pessoas parecem contentes de lá estar.
Não consigo evitar de fazer uma relação com a missa católica. Pelo menos da última vez a que fui a uma, ainda era assim: cânticos tristes, ambiente pesado, caras sérias, sermão longo , imagens de santos de olhos tristes por todo o lado (os nazarenos não usam imagens) e Jesus sangrando na cruz lá em cima no altar.
Curioso notar também o diferente tipo de pessoas que frequentam as duas igrejas: na Nazareno, são sobretudo pessoas de classe média e média-alta ou caboverdianamente falando, copus leti. Muitos jovens.
Já na missa católica é sobretudo o povo. E muitos idosos.
* Actualizei lá em baixo o post Cinemania.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente análise Kamia! Eu também partilho da tua visão.