segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Kombersu na Kasa Bela

A FORMA.
No mais novo espaço nocturno da nossa capital - Kasa Bela - lançou-se uma ideia que se espera que venha a vingar e perdurar. As quintas-feiras são dias de tertúlia ou, como preferimos denominá-lo no nosso criolo, de kombersu. Alguem propõe de antemão um tema, passa-se a palavra e quinta-feira aparecem na Kasa Bela os interessados em debater o tema. Já se tem debatido sobre a relação Noite/Criatividade,Sexualidade Feminina e, na última quinta, falou-se sobre a Bloguesfera Cabo-verdeana.
César Schofield e Baluca Brazão são os mentores dessa ideia a que, felizmente, muitos têm aderido. Parece-me que se está a criar ali um espaço onde todos se podem expressar livremente e trocar ideias, independentemente de serem ou não da mesma cor politica, simpatizarem ou não uns com os outros ou até mesmo de concordarem ou não sobre determinadas questões. O importante é o diálogo que, se não chega para causar "revoluções" na nossa sociedade, pelo menos já deixa em cada um que lá vai muito sobre o que reflectir e mesmo ideias e conceitos que pode passar adiante.
O CONTEÚDO.
Dizia eu que, na última quinta, o tema proposto tinha sido "Blogs Cabo-Verdeanos: até que ponto são influenciados pelo meio?". Como autora da proposta, a minha ideia era percebermos como é que o facto de estarmos em Cabo Verde se reflectia nos nossos blogs. Indo, claro, para além do mais òbvio: os temas dos nossos posts. Refiro-me por exemplo, à escolha da lingua (há blogs escritos em criolo e outros que frequentemente fazem uso dele) ou à outo-censura (a velha queixa de que estamos num meio pequeno por isso não podermos expor-nos e às nossas ideias).
Bem, no Kombersu de quinta passada, mais uma vez fugiu-se alegre e sistematicamente ao tema e falou-se de tudo e mais alguma coisa (abro um parentesis para referir que, apesar de se querer manter o debate informal, talvez seja mesmo necessária a presença de um moderador porque, não obstante todos os temas serem interessantes de serem debatidos, não faz sentido propor um tema, se quando se chega lá começa-se a debater outros que fogem muito ao tema central. Parece-me que há já uma agenda aberta para todos os que quiserem proporem os seus temas).
Mesmo assim foi um kombersu que valeu a pena (cada vez mais admiro as pessoas que conseguem falar fluentemente, falar com conteúdo, ordenando e expressando o seu raciocinio e sem timidez. Tenho que aprender isso, escrever só não basta...). Por exemplo, foi interessante a reacção quando propus uma análise ao anonimato na bloguesfera. Foi quase unânime a rejeição do tema que, confesso, foi uma provocação. Não pude deixar de pensar que alguns dos que tão prontamente vetaram o assunto tinham o "rabo preso", isto é, incorreram ou incorrem no doce pecado dos comentários anónimos. Enfim...
Uma das conclusões a que parece-me que chegamos é de que o crescimento da bloguesfera cabo-verdeana é um fenómeno imparável. Os blogs estão aí e estão para continuar. No entanto é mister estarmos conscientes das nossas responsabilidades e usarmos com seriedade e honestidade a liberdade que esta ferramenta nos concede.

3 comentários:

Unknown disse...

foi bom si Kamia. debati pa fala di blog lebanu a fala di monti otus kusa. Talvez nu tem ki papia mas txeu pa nu podi konsumi tudu assuntus vagus i podi fika so pa kes ki nu disidi me tema di konversa. Nunka nu tinha djuntadu tantu algen pa papia di blog nu lugar fisico. E kela talvez e um speriencia pa ripiti.

kontinua ta afirma bu identidadi!

Anónimo disse...

hummmm muito bem! e de natureza kriola dispersa... pamo moda tide dze.. e tonte kosa pa fala!!! anyway.. n kria so dze um kosa sobre anonimato.. ou kualker ot i.d. na net... e um kosa bastante polemico e subjectivo! mesmo k alguem ka kiser po se nome proprio i tambe ka fka em anonimato...sempre el pode faze um komentario kel kiser i eskreve nome kel kiser por baixo!!!!! sim... nome kel kiser.. pode ser.. pedro pires.. manuel do rosario... pedro monteiro... ana maira rueff... o k for! i prova ma e prop esse pessoa?
internet tem dessas!!

Kamia disse...

Sim, e natural ki um asuntu puxa otu e asim por dianti, ma comu tem um tema difinidu midjor nu manti na el enquanto tiver kusas ki fala sobre el.O enton aboli es kusa di tema e simplismenti nu djunta la e fala kel ki da vontadi na hora.

Kijack, mas e exactamenti kela ki era interessanti di discuti.E si, ami nta respeta anonimatu e usu di nicks ate certu pontu. Kusé ki mi e contra el e aproveitamentu di anonimatu pa atakis, insultus e disimulason (tipu, um dia bu ta bai um blog bu ta kumenta ku bu nomi e otu bu ta usa um nick pa fla algun kusa ki bu ta atcha ma kel alggen ka ta curti).Kandu nfazi proposta di kel asuntu ka era pa bai fala mal di anonimus, era pa ba compreendeba kel opson, pa discutiba se uso, etc e tal.

Bom, nhos dam um deskontu nes nha kriolu di principianti.

bjs