terça-feira, 14 de novembro de 2006

Ego Amaciado

Por vaidade, e também porque o autor do texto mo pediu, publico aqui um e-mail que recebi de um dos meus mais recentes pen-friends, a propósito do meu aniversário que eu, faladeira, "escancarei" aqui no blog.

Quem não sabia teve assim oportunidade de ficar a saber que Kamia está cá neste mundo há 27 anos.
Quem, como eu, teve o seu primeiro encontro com Kamia neste seu blog e desde então a vê apenas aqui, terá ficado surpreendido.
Com tamanha frescura e graça, e tão forte vitalidade, era de crer tratar-se de uma teenager. Veja-se o à-vontade com que ela, ao abrir do seu blog, declara ser “caboverdiana irremediavelmente franca”.

Num email, Kamia tranquilizou-me dizendo : “não me relaciono com as pessoas consoante a sua cor”.
Eu sou branco, português, vivo em Portugal (e... sou um homem já de uma certa idade...).
Não há muito tempo comecei a olhar com mais atenção Cabo Verde e os caboverdianos, e a simpatia instalou-se rapidamente.
Foi ao buscar informações na Internet, acerca dessas ilhas e da sua gente, que caí, já não sei como, no blog Sopafla. Fiquei preso e tenho percorrido os posts dos anos anteriores, saboreando com admiração e prazer as intervenções de Kamia. Intervenções sempre viradas para o bem e para o bom.

Há uma quantidade enormíssima de crianças que rodeiam Kamia e que ela adoptou. Perfilhou. Serão elas a parte principal da sua descendência. São as palavras. Palavras de várias raças. Palavras crioulas, palavras portuguesas, palavras inglesas... A todas elas Kamia trata com carinho, com amor. E com elas exerce o seu talento.

Um português importante, que viveu há não sei quantos séculos, adoptou, como lema ou divisa para a sua vida, a expressão francesa “Talent de bien faire”.
Pelo que se sente na leitura das intervenções de Kamia, não há dúvidas acerca dela, não é preciso anunciar, o talento de bem-fazer vê-se nela, é uma das suas características.
Características que, sem dúvida, a teenager de 27 anos de idade continuará a possuir, intactas, ao avançar pelos 90 anos.

Fernando Marques Pinheiro

2 comentários:

Rosario Andrade disse...

Bom dia Kamia!
...primeiro, acho que o teu aniversário me passou! hélas... mas pronto, ainda que atrasados deixo-te os meus parabéns.
Segundo, o texro é delicioso e expressa bem aquilo que nós, os que te visitamos, sentimos.
Bjicos grandes

Kamia disse...

Muito obrigada Rosarico. Mando-te um pouco do nosso calor pois sei que aí na England já devem estar a tiritar :)
Hugs