sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Gosto Também De...(24)


Cinema. Gosto e pronto. Como muitas outras pessoas. E, se um dia fiquei chocada quando um amigo me confessou que não gosta de cinema, de nenhum tipo de cinema, hoje compreendo que as pessoas são diferentes e que não podemos nos ofender por todos não pertencerem ao mesmo rebanho. Nem achar-nos melhor do que os outros.
As diferenças, diversidades de gosto e opiniões são tão diversas que dentro do grupo que gosta de cinema, haverá aqueles que gostam de cinema de tipo A, cinema de tipo B ou cinema de tipo C. E dentro daqueles que gostam de cinema de tipo A, haverá aqueles que gostam dos filmes do autor X e os que preferem o autor Y. A maior parte das vezes, os que preferem os filmes do tipo A estarão convencidos de que os filmes desse tipo são melhores que os filmes do tipo B. E vice-versa.
Felizmente, há quem não seja radical. Eu alinho por esse grupo, dos que preferem a diversidade, dos que não têm preconceitos e não são fundamentalistas desse ou daquele tipo de cinema. Sim, consigo ler os filmes de Chaplin para lá da òbvia hilariedade; Murnau, Eisenstein, Felinni, Kurosawa, todos são génios e eu já vi pelo menos um filme de cada um deles, o bastante para querer ver mais. Mas não embarco na história de que tudo o que vem da américa, mesmo tudo o que venha de Hollywood é mau. Não, nunca hei de trair a emoção que Adaptation, de Spike Jonze, me causou só para agradar aos que lhe torcem o nariz por ser um novato e ainda por cima vindo dos video clips; não desgostarei jamais de Apocalipse Now ou Taxi Driver para caber no fato de cinéfila intelectualóide; não renegarei Spielberg e tudo o que enriqueci com os seus filmes por ele ser milionário.
Eu prefiro acreditar que há espaço para tudo, desde que seja bom. Porque, não vamos agora meter nas nossas cabeças que tudo o que é feito fora Hollywood, fora da América, em estilo underground, é coisa boa. Veja-se o movimento Dogma: fez-se lá verdadeiras obras-primas, mas também muita "porcaria".
E, then again, até a "porcaria" tem a sua utilidade. Lembro-me, por exemplo, das 8 horas de viagem Joanesburgo/Dakar em que tentei a todo o custo ver Totsi ,mas no estado fisico e psicológico em que estava, não consegui. Mudei para o boçal A Pantera Cor de Rosa (com Steve Martin) e, naquele momento, foi uma opção acertada. Descontraí em dois tempos e quando desembarquei tinha outra disposição.
Está bem, respeito que haja quem queira sempre ver Bergmans e Godards ( por gosto, e não para conseguir uma vaga no clube dos intelectuais, dos underground, etc e tal). É uma opção a que têm direito. Agora, que respeitem também quem não queira ver estes, ou que para além destes queiram ver Peter Jackson e Nancy Meyers.
Se o objectivo é de mudar mentalidades, consciencializar as pessoas para outras linguagens de Cinema, faça-mo-lo sem agredir os outros, faça-mo-lo gradualmente, faça-mo-lo sem pretensiosismos e sem subestimar ou sobrestimar ninguem.
Falo de Cinema, mas penso da mesma maneira em relação à música, à Literatura... enfim, à vida, de um modo geral.

2 comentários:

strawberryfairy disse...

Oi amiga, vim cá dar-te um beijinho e agradecer a tua visitinha:) quanto a cinema também gosto e muito:)

Rosario Andrade disse...

Bom dia Kamia!
Não sou cinéfila como tu mas adoro ir ao cinema. infelizmente não posso ver grande parte dos filmes uma vez que não posso ver filmes de terror, e a maioria dos thrillers. Além disso evito tudo o que tenha demasiado violência... eu sei, sou uma florzinha de cheiro.
No outro dia Mr. Big fez-me ver algumas cenas de Taxi Driver, porque ambos adoramos o de Niro e quase vomitei, não pelas performances e pelo filme, claro, mas por aquele sangue todo. Mesmo assim, e em qualquer filme, tenho sempre uma almofada perto para esconder os olhos quando certas cenas aparecem, até alguém me dizer "ja podes ver"... ridiculo, bem sei.
E eu bem sei que é cinema... mas não sonsigo tirar da mente que em alguma parte do mundo alguem esta de facto a passar por situações semelhantes... e depois tenho pesadelos horriveis à noite.
Enfim, perco grandes filmes e grandes performances mas pronto...
bom Domingo!
Bjicos anchos