sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Ano 4

No dia 2 foi o terceiro aniversário do So Pa Fla, que pela primeira vez passou em brancas nuvens. Para compensar, durante este mês vou fazer uma "sessão nostalgia", desenterrando dos arquivos os posts mais emblemáticos. E para começar, nada como o primeiro, escrito em Braga, Portugal.
Era toda uma outra realidade a que eu vivia. Inevitavelmente, Cabo-Verde estava-me mais longe. No entanto, sinto agora que se tiver que ir viver fora novamente, esta distância toda que havia ( que obviamente não é apenas geográfica) será agora menor. Sinto que depois de viver fora do nosso país, ao retornarmos, inevitavelmente os laços que nos unem a ele estreitam-se mais. Pelo menos foi o que me aconteceu. E que não mais estarei longe do meu país. Mesmo quando estiver longe.
Ainda assim, a consciência que ganhamos do resto do mundo também fica para sempre conosco. Já não conseguimos mais voltar à concha e ignorar o mundo lá fora ou apenas ter dele relances.
Todo este meu palavreado faz-me pensar no documentário que hoje vai passar no Palácio da Cultura Ildo Lobo - Indentidades em Trânsito - sobre estudantes cabo-verdianos e guineenses no Brasil, o impacto da realidade brasileira na sua identidade de estrangeiros. Creio que algo à volta disso. Terá alguma coisa a ver com aquilo que eu escrevi acima?
Logo mais estarei lá para perceber.
Um bom ano de 2007 a todos os que vêm acompanhando este blog desde o seu inicio, a aqueles que chegaram a ele mais tarde e a quem passou por cá hoje, pela primeira vez.

6 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS!!!!!!!
2007 beijos para ti e para toda a boa gente de Cabo Verde!

M.J.Marmelo disse...

Parabéns pelo aniversário do Sopafla, Kamia. E que mais anos venham depois destes.

Anónimo disse...

Parabéns, Kamia. Estamos juntos.
Keep cool.

Silvino Évora disse...

É com prazer que no ANO 4, sou eu o privilegiado para fazer o COMENTÁRIO 4. Que o blog continue cá e que continue "ta fla". Parabéns e vida longa.

Anónimo disse...

Vale mais tarde que nunca. Os meu sinceros Parabéns e venham mais outros tantos.
Cumprimentos
Eugénio Almeida

Kamia disse...

Obrigada pessoal.beijos.