terça-feira, 20 de março de 2007

Penti di Feru Kenti Ku Vasulina

Por estes dias andamos a recordar Orlando Pantera ( embora ele esteja constantemente presente de varias formas) e ontem, ao ve-lo num programa de Tv a explicar a letra de uma das sua musicas, deixei-me levar num dos meus habituais momentos de nostalgia. Ele falava da antiga técnica de desfrisar o cabelo com um pente de ferro quente e vaselina.
Pois bem, eu propria ja fui testemunha deste processo, nos tempos em que vivi em Assomada, entre fins de oitenta e inicios de noventa. Lembro-me de ter presenciado pelo menos uma vez, em casa de uma vizinha, uma moça a submeter o cabelo crespo ao processo de desfrisagem em que, depois de besuntar o cabelo em vaselina, passava-se o pente de ferro aquecido em brasas de carvao pelas mechas, com todo o cuidado para nao queimar o couro cabeludo.
Por altura das festas populares era bastante comum as moças submeterm o cabelo a tal processo e depois era vê-las nos bailes populares, no polivalente da vila, o cabelo todo armado, algumas vestidas de igual,muito ouro, muita cor e muito brilho. E depois, ao som dos Bulimundo, Finason ou do agrupamento musical local (Gama 80, era esse o nome?) era ver os pares a contorcer-se ao ritimo dos funanas _ ta tora na pista ti ki saia subi saioti parsi _ ou trincando para os lados (um, dois, tres para direita...um, dois, tres para esquerda) numa paranoia (era o nome da dança) de fazer suar os dançarinos.
Kusas di kel bes...

Sem comentários: