quarta-feira, 16 de maio de 2007

Round Up The Usual Suspects (16)

Versão internacional é aberta em instantes.



Sorrateiramente, o Tatarana ressurgiu e, discretamente (sem as trombetas que se fazem soar neste blog, por exemplo), comemorou o quarto aniversário. Gostei do new look. A boa qualidade dos textos mantem-se.

Bónus: New Blogs on The Block - Como que para nos compensar das saudades que nos deixou durante a (felizmente) breve paragem, o Jorge, que tem paixão por esta terra crioula, criou o No Pó Da Ilha Nua (reparem que é um verso do hino nacional de Cabo Verde). Uma belíssima declaração de amor que, salvo as devidas diferenças, vem preencher uma lacuna deixada pelo saudoso Lantuna. Belo blog.
E na minha primeira visita, já uma boa novidade: tenho estado em dia com a programação de Cannes e contudo esta tinha-me escapado. É o segundo ano consecutivo que Pedro Costa leva Cabo Verde a Cannes. No ano passado apresentou o filme Juventude em Marcha sobre os jovens da segunda geração, filhos de imigrantes caboverdianos em Portugal.


Gosto muito do Alexandre Soares Silva, intelectual brasileiro que, aparentemente, tem zero gramas de pretensiosismo e uma deliciosa capacidade de rir-se de sí próprio. ASS faz um blog inteligente, irónico e com uma abordagem refrescante e humorada aos temas mais maçudos que se possam imaginar. Atenção, esse blog vicía.
Estive lá a fazer um round up e, pelo título de um dos posts, me lembrei que este ano tivemos direito a dois Dia da Mãe. Como há quem chame a estas coisas de neocolonialismo... os neocolonizados por Portugal e resto da Europa festejaram no primeiro domingo de Maio, os neocolonizados pelo Brasil (que nos últimos anos parece-me ser a maioria) festejaram no segundo domingo. O mundo é estranho.


No Bomba Inteligente anuncia-se mais um Falar de Blogues. É um encontro que se realiza regularmente (não sei a periodicidade) - como muitos outros que se fazem em Portugal e pelo mundo a fora - para, como diz o nome, falar de blogues.
Nós por cá tivemos uma única experiência do tipo. É pena, mas blogue é coisa que em Cabo Verde continua a ser encarada por muitos com pouca seriedade. Os intelectuais da praça ignoram-no; muitas pessoas encaram-no como uma coisa light, tipo hi5; eu própria já fui acusada de viver demasiado intensamente esta coisa dos blogues (não foi dito exactamente com estas palavras mas foi no tom de isso não é nada de sério). Foi na altura em que o meu entusiasmo pelo blog andava no auge e que eu - à semelhança do que fazem agora e Margarida e o Filinto - andava num frenesim, metendo contadores, liberando os comentários e fazendo insursões ao google analytics (é verdade, já não espreito aquilo há séculos).
A minha mensagem para as pessoas em Cabo Verde que não levam os blogues a sério é que ponham os olhos no Son Di Santiagu, no Albatroz, n' Os Momentos, no Blog do Paulino, no Nos Media e em outros tantos. Esses são blogues sérios, que têm um tema e uma missão (seja ela divulgar a música caboverdiana, expressar a intelectualidade crioula, divulgar e comentar a cultura, dar a conhecer uma ilha, analisar os media, etc.). Não são blogues lights, sobre 'nada", como o meu.
Não estou a ser autodepreciativa. Há por aí meia dúzia de pessoas que gostam do meu blog (alguem me disse que é genuíno, eh eh eh) e eu sou uma delas, embora algumas vezes perca a pachorra :)
Bem, o que eu queria dizer é que aguardo pelo dia em que se falará sobre blogues em Cabo Verde sem aquele tom vamos-lá-falar-dos-blogues-mas-nada-de-levar-isto-a-sério.

2 comentários:

Jorge Sousa Brito disse...

Parabéns Kamia pela sua paixão pelos Blogs. Eu também tenho. A sua frase: "É pena, mas blogue é coisa que em Cabo Verde continua a ser encarada por muitos com pouca seriedade. Os intelectuais da praça ignoram-no"
chamou-me a atenção.
Veja um dos blogs em que participo: http://transcv.blogspot.com/

Saudações

Jorge

Kamia disse...

Caro Sr. Reitor, fui ver o blog que me indicou e é um bom exemplo de uma excepção à regra.
Esperemos que contribua para motivar o surgimento de outros.

Obrigada pela sua visita.