quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Do Cinema

Reservoir Dogs (Cães Danados) - de Quentin Tarantino, EUA, 1992
Este é daqueles filmes que nos fazem perceber o valor de um bom argumentista. Estes dias tenho-o visto e revisto. Ou melhor, tenho-o ouvido. Banindo as legendas e deleitando-me com os detalhes dos diálogos tarantinescos. A banda sonora dos 70's também vicia (poucos escolhem tão bem a banda sonora dos seus filmes como Tarantino). E o Mr. Blonde (Michael Madsen) nunca mais foi tão bom .


Tropa de Elite - de José Padilha, Brasil, 2007
Cidade de Deus mostrava com crueza o mundo dos traficantes brasileiros. Tropa de Elite mostra com crueza o mundo dos policias que vão atrás dos traficantes. Mas as comparações ficam por aí.
Ainda só o vi duas vezes, a primeira prestando mais atenção na história, a segunda nos aspectos técnicos. Gostei da contenção do realizador mesmo nas cenas mais explosivas. Gostei de Wagner Moura (Capt. Nascimento) e de André Ramiro (André Matias).
E, mesmo antes de ler este texto, dei por mim a reflectir que se continuarmos por este caminho, um dia teremos BOPEs (batalhão de operações policiais especiais) a subir as nossas favelas.

Casa de Lava - de Pedro Costa, Portugal, 1994
Vi este filme há anos na RTP2. Na altura não sabia quem era Nhô Raul Andrade (que é um dos protagonistas do filme), nem reparei em Tcheka a acompanhar o pai e os irmãos nas sequências musicais.
O cenário esmagador que é o vulcão fez-me admitir mais uma vez que ir ao Fogo sem ter passado por Chã das Caldeiras é algo que tenho que corrigir em breve.
Actualmente está em voga a re-edição de filmes, com melhoramentos a nivel técnico. Espero que aproveitem para melhorar a sonoplastia, a iluminação e a montagem deste filme que tem um enredo interessante.



Sem comentários: