segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Sobre Silêncios

Estes dias, com o regresso do Lantuna, o silêncio tem estado na ordem do dia. Certos silêncios.
A mim insistem em me perguntar pelo meu silêncio acerca da viagem que efectuei, há coisa de três meses, a Moçambique, para participar da Bienal dos Jovens Criadores da CPLP. Há quem inclusive pense que seja quase um despropósito eu ter ido participar justamente na área de Literatura e não ter produzido um único texto sobre o que vi e vivi naqueles 10 dias da Bienal.
A verdade é que escrevi sim, sobre a minha experiência em Moçambique. Escrevi enquanto a vivia, no meu diário, e escrevi depois de regressar. Confesso que cheguei a esboçar um texto para ser publicado em algum jornal ou revista e vários posts aqui para o blog. No fim, sempre um sentimento de insatisfação. Havia qualquer coisa que me deixava um margo de boca ao re-ler os textos sobre Moçambique e adiar a sua publicação. Depois percebi o que era. Estavam imcompletos. Em todos eles faltavam "capitulos" á história e eu não me sentia bem com isso. Não me sentia bem comigo mesma de ocultar certas passagens, certos factos, dourar a pilula aqui, contar só metade de um acontecimento ali, apontar o dedo só a aqueles e calar-me sobre estes.
Por fim, escrevi um texto que considerei completo e que me satisfez. No entanto, prefiro guardá-lo para mim.
Mas, talvez, agora que já escrevi sobre o todo possa dele tirar partes. Porque há coisas que escrevemos só para nós e guardamo-las. E talvez um dia, quando for preciso completar o puzzle, contar a história toda, então podemor ir à gaveta buscar a história completa e dá-la aconhecer a quem dela quiser saber.

Sem comentários: