sábado, 21 de maio de 2005

SOLTAS

* Praia acordou hoje cinzenta. Como que na ressaca do primeiro dia do Festival da Gambôa. Ainda não tive coragem de ir lá espreitar e fui espreitando pela televisão. Talvez vá hoje...
Entratanto, ouço as bocas habituais contra a organização do dito festival. Argumentam que é um desperdício de dinheiro. Concordo que se gasta dinheiro a mais nesse evento e também sinto que se tira proveito político do mesmo. Mas, parece-me que a sua não realização deixaria mais gente descontente do que os que agora protestam. Já imaginaram o que seria de Filú se não desse ao povo da Praia o Gambôa?O praiense nunca aceitaria ficar atrás dos mindelenses, dos salenses...


* Não posso deixar passar em branco a loucura á volta do último episódio de Star Wars e Cannes. Hoje, dia 21, será divulgado o palmarés daquele que continua a ser o maior festival de cinema do mundo. Ultrapassando a simples entrega de prémios, como acontece com os Oscares, e contemplando o cinema de várias proveniências, o Festival de Cannes mantem intacto o seu prestigio. Tenho acompanhado os comentários de João Lopes no Cinema 2000 e despertou-me a curiosidade por alguns filmes.
Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith está a bater todos os records devido á loucura dos fãs da saga de George Lucas. O filme conseguiu, só no dia de estreia, 50 milhões de dólares e está a salvar as receitas das bilheteiras americanas, que nos últimos tempos tem decaído. Por outro lado, a última parte da saga de Anakin Skywalker parece já estar a circular pela internet em cópia pirata, desde poucas horas depois da estreia da mesma na 5ª feira, dia 19.

* Vi há dias em DVD, Prozac Nation, com Christina Ricci a viver o personagem de uma jovem que é resgatada a uma terrivel depressão pelo medicamento que dá nome ao título. Ricci faz bem o seu papel. O filme é dela, ou antes dos seus olhos, enormes, expressivos e que enchem o ecrã. Qualquer outra que fosse a actriz escolhida para levar o filme ás costas e este não seria mais do que um drama pastelão, pretexto para publicitar a pilula salvadora daqueles que não tem forças para lutar contra as mazelas da vida. Terá sido encomendado por farmaceuticas com stock acumulado? O filme garante que não, que a América é a terra onde mais se consome o famoso anti- depressivo e é mesmo a Nação Prozac.

* Tivesse respondido agora ao inquérito do post anterior e talvez incluisse na minha bagagem de livros para a ilha deserta o Dentada em Orelha de Cão de Miguel Carvalho, repórter da Visão. Reportagens em jeito de literatura. Factos e verdades contados com alma. Lição de jornalismo e mesmo de um certo modo de estar, de ver com olhos de ver. Um presente e tanto.

Sem comentários: