sexta-feira, 5 de maio de 2006

Apoio

Manifesto aqui a minha solidariedade aos senhores que, em protesto, estão em greve de fome há já 15 dias. Só agora tomei conhecimento de uma manifestação de apoio que se iria realizar ás 13h30 (não sei ainda se foi realizada ou não) no Plateau. Tenho pena de não ter podido estar presente.
Esta situação toda já chegou a um ponto em que dificilmente qualquer dos envolvidos sairá incólume. Eu acho vergonhoso que só agora o primeiro ministro e o presidente se manifestem. Isto é, acho vergonhoso que tenham que ser os grevistas moribundos a deslocarem-se aos gabinetes luxuosos de cada engravatado (como já contecera com o lider parlamentar do MPD). Poderão responder-me que foi uma opção deles. Mesmo assim, vergonhoso.
Mas afinal, estamos num país onde a manchete do A Semana é sobre um rombo nos cofres da TACV (pois, mais um..), quando há dois cidadãos a morrer na praça pública. Mas nem me vou alongar quanto ao A Semana, porque eles têm dentro de portas quem lhes diga verdades na cara. É preciso ser um Germano Almeida para escrever de forma bem subtil e elegante: então quando o MPD desatou a privatizar tudo vocês escarrapacharam na primeira página que estavam a vender o país, mas vem um David Chow e compra o Ilhéu de Santa Maria e é chamado de "investimento". Por outras palavras, foi isso que ele escreveu na sua cronica de há duas semanas. É por isso que eu gosto do Germano Almeida. Nesta terra de muito se queixar nas costas, ele é dos poucos que publicamente diz o que pensa que está mal, mesmo que seja de gente com quem ele simpatiza.

Sem comentários: